Pular para o conteúdo
Início » Vacinação na Indonésia: País começa aplicar a CoronaVac

Vacinação na Indonésia: País começa aplicar a CoronaVac

    vacinação na indonésia contra covid-19

    Foi iniciado nesta quarta-feira (13/01), a vacinação na Indonésia contra a Covid-19, após o país aprovar o uso emergencial da Coronavac. O programa de vacinação do país é o primeiro fora da China a utilizar o imunizante em larga escala.

    O presidente da Indonésia – Joko Widodo, já recebeu a primeira dose do imunizante. Vale destacar que a vacina desenvolvida pela chinesa Sinovac Biotech, é a mesma fabricada pelo Instituto Butantan, no Brasil.

    Segundo o presidente, após receber a primeira dose, comentou que “A vacinação é importante para quebrar a cadeia de transmissão da Covid-19 e dar proteção e segurança a todos os indonésios e ajudar a acelerar a recuperação econômica”

    A Indonésia é um dos países que enfrenta um dos piores surtos de coronavírus na Ásia. Apenas na última terça-feira (12/01), o país bateu o recorde diário de óbitos pela covid-19, com 302 pessoas. No total, desde o início da pandemia, a Indonésia soma 24.645 óbitos. As infecções também se mostraram em alta, com cerca de 9 mil casos por dia, com um total de 846.765 casos no total.

    Dessa forma, a vacinação na Indonésia com a Coronavac pode ser um grande aliado nessa luta, para minimizar os danos causados pela Covid-19.

    Plano de vacinação na Indonésia pretende imunizar primeiro os jovens

    Ao contrário de diversos países, o plano de vacinação da Indonésia deverá imunizar primeiro a sua população mais jovem, e não os idosos, como os países vem fazendo atualmente. 

    Segundo o governo, a razão dessa mudança ocorre pelo fato de não possuírem dados suficientes dos ensaios clínicos sobre a eficácia da CoronaVac nos mais velhos.

    O ministro da Saúde da Indonésia, Budi Gunadi Sadikin, afirmou que cerca de 1,5 milhão de profissionais da área médica serão vacinados até fevereiro, seguidos por funcionários públicos. 

    Budi Gunadi também informou que o país pretende vacinar cerca de 181,5 milhões de pessoas, o que representa uma taxa de 67% da população, para assim conseguir alcançar a imunidade coletiva. Dessa forma, levando em consideração as duas doses exigidas, serão quase 427 milhões de doses que o país precisará, incluindo uma taxa de perda estimada de 15%.

    Segundo autoridades de saúde, a vacinação na Indonésia será gratuita para todos os cidadãos do país, com previsão de imunizar toda a população em até 15 meses.


    Fonte: G1.Globo | Exame.com

    Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse: