Pular para o conteúdo
Início » Reclassificação do plano São Paulo: 90% do estado está na fase amarela

Reclassificação do plano São Paulo: 90% do estado está na fase amarela

    plano são paulo

    O governo de SP anunciou nesta última sexta-feira (08/01), a reclassificação do Plano São Paulo, no qual 90% do estado entrará na fase Amarela. Com isso, 13 regiões estão na fase 3 – Amarela, enquanto outras 2 estão na fase 2 – Laranja (Marília, Sorocaba, Registro e Presidente Prudente).

    Lembrando que, de acordo com o Plano São Paulo, a escala das fases vai desde I – Vermelha (a mais restrita), até a fase 5 – Azul (normal controlado). A próxima atualização do Plano SP ocorrerá no dia 05 de Fevereiro. No entanto, o Centro de Contingência do Coronavírus pode atualizar o plano a qualquer momento.

    O programa de flexibilização das atividades foi elaborado pelo governo do estado desde o início da pandemia, e tais fases estão condicionadas aos índices de novos casos, internações e óbitos pela Covid-19 por cada região.

    Consultado hoje (11/01), as taxas de ocupação dos leitos de UTI estão em 63% no estado e em 65% na Grande São Paulo. Todo o estado tem um total de 5.000 pessoas internadas em leitos de UTI.

    De acordo com o secretário estadual da saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, afirmou que o estado passa por uma piora da situação epidêmica. Isso porque, no intervalo entre a última semana de dezembro de 2020, e a primeira semana de janeiro de 2021, houve um aumento de 30% nos números de novos casos, e um aumento de 34% nos números de óbitos.

    A vista disso, com boa parte do estado na fase amarela devido a reclassificação do Plano São Paulo, novos critérios foram adotados, como por exemplo, os comércios poderão abrir com até 40% da capacidade, com algumas especificações de horários.

    Novos critérios de reclassificação do Plano São Paulo

    Apesar de algumas regiões estarem em estado de atenção devido ao crescente número de casos e de óbitos por covid-19, o governo de SP ampliou algumas atividades permitidas na fase 2 – Laranja.

    Além da reclassificação do Plano São Paulo, foi feita uma mudança nos critérios, permitindo que todos os setores funcionassem nesta fase laranja, algo que só era possível anteriormente, a partir da fase 3 – Amarela. 

    Segundo Patrícia Ellen, secretária de desenvolvimento econômico do estado: “É um voto de confiança na população, que está fazendo seu trabalho. Mas isso exige enorme responsabilidade”.

    Referente às regiões que estão na fase fase 3 – Amarela, alguns novos critérios foram estabelecidos;

    • Capacidade de atendimento de comércio de rua, shoppings, bares, restaurantes e salões de beleza é de 40%, por no máximo 10 horas por dia, até as 22 horas.
    • Bares podem funcionar até as 20 horas.
    • Restaurantes podem funcionar até as 22 horas, mas o serviço de bebida alcoólica precisa ser encerrado até 20 horas.
    • Eventos com público em pé estão proibidos. Só são permitidos eventos com pessoas sentadas e capacidade de 40%. É necessária a venda antecipada de ingressos.
    • Nas academias a capacidade máxima é de 40%.
    • Os parques continuam abertos.

    Fonte: Exame.com | InfoMoney

    Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse: