Pular para o conteúdo
Início » 4 Insights para empresas no pós pandemia – Veja como se adequar

4 Insights para empresas no pós pandemia – Veja como se adequar

    insights para empresas no pós pandemia

    O ano de 2020 certamente foi caótico, principalmente para o mundo dos negócios, no qual muitos tiveram que se reinventar neste período. No entanto, apesar da crise de covid-19 virar algumas coisas de cabeça para baixo, elas também trouxeram alguns insights para empresas no pós pandemia.

    Entre uma das tendências para o ano de 2021, a Accenture (Empresa multinacional de consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing), destacou que a transformação do trabalho, com mais digitalização, e o crescimento do home office, vão dominar o universo corporativo. 

    Vale ainda destacar alguns outros insights para empresas no pós pandemia; em relação ao futuro do trabalho, os acordos recíprocos entre os funcionários e empregadores estão sendo colocados em xeque, tendo em vista que a gestão de equipes remotas traz grandes desafios neste período. No pós pandemia, é esperado que tudo seja novo.

    Dessa maneira, algumas perguntas começam a pairar no ar; como engajar o funcionário? Como realizar a integração (onboarding)? o quanto a empresa pode determinar a maneira como elas trabalham?

    A fim de responder a algumas dessas dúvidas, a pesquisa Fiord Trends 2021 mostrou 4 áreas que devem receber atenção das empresas para se adaptar à nova realidade. 

    Tecnologia

    A área de tecnologia é um dos principais insights para empresas no pós pandemia, dado que, para que seja possível aumentar a produtividade no trabalho remoto, a tecnologia é essencial.

    Tanto a parte do hardware como o software devem revolucionar e transformar as experiências do home office. As empresas que investirem no setor de tecnologia o quanto antes, podem ganhar uma vantagem competitiva posteriormente, ficando à frente da concorrência

    Cultura

    A cultura também é um dos insights para empresas no pós pandemia, sendo extremamente importante para o futuro do trabalho. No entanto, as abordagens aos funcionários sobre a cultura corporativa precisarão ser adaptadas para equipes virtuais.

    Vale ainda lembrar que, as organizações devem reconhecer que, diversas variáveis que constituem a cultura da empresa não estão sob o seu controle, como por exemplo, as comunicações entre os colegas. 

    Talento

    A nova maneira de buscar e valorizar os talentos também são um dos insights para empresas no pós pandemia. 

    Tendo em vista os efeitos do chamado “anywhere office”, isto é, em tradução simples – escritório em qualquer lugar; as faixas salariais dos talentos baseados apenas em cargos devem ser repensadas, bem como a forma de recrutamento desses talentos, que agora permite às empresas buscarem em uma área mais ampla. Há uma tendência cada vez maior da globalização dos profissionais.

    Vale ressaltar que, o apoio para o trabalho remoto se tornará um “privilégio” do funcionário, sendo cada vez mais oferecido como atrativo pelas empresas, incluindo além disso pacotes de banda larga e móveis, e até mesmo creche e apoio para idosos.

    Controle

    A forma como lidar com os colaboradores em home office também é um dos insights para empresas no pós pandemia.

    Garantir que os colaboradores em trabalho remoto cumpram com as tarefas atribuídas tornou- se um desafio cada vez mais crescente para os empregados, o que levanta uma série de questões em relação ao controle dos funcionários.

    Um dos exemplos sobre este tipo de controle é em relação a implementação de cibersegurança efetiva para os funcionários remotos, que será cada vez mais fundamental para proteger os dados das empresas, mas também esbarrará em outras questões relacionadas à privacidade.

    A empresa brasileira de software de segurança – Unike – desenvolveu uma tecnologia de inteligência artificial para proibir os colaboradores de copiar dados da tela ao pegar um celular ou caneta. No entanto, qual seria o limite de privacidade para os funcionários? 

    Por fim, em relação aos insights para empresas no pós pandemia, a pesquisa também destacou três dicas para os líderes que estão com equipes remotas:

    • Reciprocidade – o que você dá é o que recebe. Este tipo de pensamento deve ser central para um líder. É necessário reconhecer que a casa de cada colaborador ainda é um espaço pessoal, e que a sua liberdade e privacidade são importantes, principalmente durante este período de pandemia.
    • Veja quais hábitos de trabalhar em casa você deseja que seus colaboradores tragam ao voltar ao escritório, como; código de vestimenta, flexibilidade do dia de trabalho ou medição da produtividade pela produção em vez do tempo gasto em suas mesas. Vale fazer o inverso também: o que é normal no trabalho que também deve estar presente em casa?
    • Projete sua solução de tecnologia e cultura organizacional para um trabalho mais flexível e resiliência.

    Fonte: Exame.com

    Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse: