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5 Lições ensinadas pela pandemia de covid-19 para os negócios

    lições ensinadas pela pandemia para os negócios

    Conforme entramos no quarto trimestre de um ano tumultuado, as organizações inteligentes estão aproveitando as lições ensinadas pela pandemia para os negócios, buscando terminar o ano com força, e recomeçar 2021 com novas mentalidades.

    Organizações que, por puro infortúnio, viram suas indústrias prejudicadas, foram forçadas a mudar o quanto antes, se adaptando ao novo cenário. No entanto, muitas empresas que não querem ou não conseguiram se adaptar às mudanças, ainda estão passando por dificuldades.

    A vista disso, confira as cinco lições ensinadas pela pandemia de Covid-19 para os negócios, baseado nas experiências que as empresas tiveram em 2020, ensinando como cada organização pode usá-las para prevalecer e alcançar novos patamares.

    1. Crises acontecem

    A primeira lição ensinada pela pandemia para os negócios é simples, mas muitos empresários ainda não aceita bem a situação.

    Crises acontecem e ninguém está imune a isso. É inevitável. Você pode planejar com antecedência ou ser surpreendido. Praticamente todas as organizações no planeta foram impactadas de alguma forma pela Covid-19. 

    As empresas que tinham planos de crise ou continuidade em vigor, resistiram a essa tempestade de forma mais eficaz e com menos estresse do que aquelas que foram pegas de surpresa. Como diz o ditado, planeje o pior e espere o melhor. É um bom conselho porque funciona. As empresas que previram o desastre antes que ele ocorresse voltaram aos negócios muito mais rapidamente usando o pensamento criativo e a flexibilidade.

    2. Cultura corporativa é importante

    Outra lição que a crise de covid-19 ensinou para as empresas foi a respeito da cultura corporativa.

    Organizações com fortes culturas de local de trabalho se mantiveram firmes. Eles puderam confiar que seus funcionários se adaptariam e trabalhariam de maneira remota, produtiva e independente. Mas este tipo de cultura de local de trabalho não vem de graça. Leva tempo para construir, mas certamente vale a pena o esforço.

    Uma cultura de trabalho de sucesso une os membros da equipe e realmente os aproxima ainda mais em um momento de crise. Dessa maneira, vale se perguntar: seus funcionários respondem às mudanças? Existe uma liderança forte e alto moral dos funcionários? 

    Os funcionários que são reconhecidos por seu trabalho árduo são mais propensos a contribuir quando as coisas ficam difíceis. Quando a Covid-19 fechou empresas e as coisas ficaram difíceis, eram as organizações com fortes culturas de responsabilidade e colaboração que estavam mais bem posicionadas para descobrir maneiras de fazer as coisas funcionarem.

    3. Comunicação é tudo

    Ser transparente e comunicar-se com frequência com o seu público, se mostrou uma das lições fundamentais ensinadas pela pandemia para os negócios.

    A forma como as empresas se comunicaram com os principais públicos durante esse período incomum de quarentena, determinou se elas se levantaram para enfrentar o desafio ou se desintegraram. Organizações inteligentes têm se comunicado demais com clientes, funcionários, fornecedores e parceiros estratégicos.

    Eles se mantiveram em contato usando de tudo, desde mídias sociais e publicidade tradicional até placas simples manuscritas em suas portas de entrada. Para muitas empresas que dependem do tráfego de pedestres e de operações físicas, é vital alcançar as partes interessadas de todas as esferas da vida, não apenas aquelas que vivem online.

    4. O dinheiro é rei

    Outra lição essencial ensinada pela pandemia para os negócios, seja de qualquer porte, é referente a importância do dinheiro nestas situações.

    Há uma razão pela qual ter pelo menos seis meses de reservas de caixa é algo que os gurus dos negócios pregam. Manter recursos suficientes para financiar totalmente as operações durante tempos de grandes interrupções fez a diferença entre as empresas que não conseguiram sobreviver e outras que conseguiram prosperar.

    Com uma parte tão grande da economia impulsionada por pequenas empresas que ganham menos de US $ 1 milhão em receitas anuais, quantias relativamente pequenas de dinheiro significaram a diferença entre a falência e a recuperação.

    As empresas com grandes reservas de caixa ficaram menos estressadas quando os empréstimos congelaram e os pagamentos dos clientes pararam, com legiões de consumidores acumulando dinheiro. 

    Indivíduos que perderam seus empregos, mas têm grandes economias no banco, estão encontrando uma maneira de seguir em frente, apesar de uma pandemia cujos efeitos se estenderam por meses.

    5. Inove ou vá a falência

    Por fim, uma das lições mais importantes ensinadas pela pandemia para os negócios, é sobre a inovação durante os períodos de crise.

    Os donos de empresas e empreendedores que permaneceram viáveis ​​se articularam e se reinventaram rapidamente. Não era uma opção para algumas empresas – como viagens e turismo – quando todas as suas indústrias desmoronaram ou pararam.

    A capacidade de adaptação rápida é o que tem mantido algumas pequenas empresas à tona, em comparação aos 25% ou mais estimados que permanecem fechados. De médicos que se mudaram para a telemedicina e restaurantes construindo espaços ao ar livre e se concentrando no delivery ou na entrega de comida na calçada. As mudanças foram extensas.

    Não há como saber por quanto tempo a economia permanecerá nesse estado de fluxo. Com as taxas de Covid-19 continuando a subir e nenhuma vacina disponível no futuro imediato, bem como o risco da 2º onda atingir nosso país, tudo é considerado uma incerteza para o futuro.

    Mas em uma época de incertezas, a aplicação dessas cinco lições ensinadas pela pandemia para os negócios, certamente ajudará organizações de todos os tamanhos a encontrar seu caminho.


    Fonte: Forbes.com

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