Pular para o conteúdo
Início » Lançamento de produto durante a pandemia: Veja 3 etapas para o sucesso

Lançamento de produto durante a pandemia: Veja 3 etapas para o sucesso

    lançamento de produto durante a pandemia

    A Covid-19 criou uma turbulência econômica sem precedentes, colocando uma enorme pressão sobre empresas de todos os tamanhos e em praticamente todos os setores. Para muitas empresas, incluindo aquelas no crescente setor de tecnologia financeira (fintech), esse difícil clima de negócios afetou os planos de desenvolvimento e lançamento de novos produtos durante a pandemia.

    No entanto, diversas startup de fintech conseguiram enfrentar este desafio, por meio meio de perseverança e criatividade, aprendendo lições valiosas, que tornaram o produto mais forte. A vista disso, confira as principais 3 etapas principais, aprendidas por startups, construídas em torno do foco no cliente, priorização ousada e criatividade, que permitem você encontrar o melhor momento, bem como lançar um produto com sucesso durante a pandemia.

    Alcance os consumidores

    A primeira dica essencial para conseguir realizar com sucesso o lançamento de produtos durante a pandemia de Covid-19, é conseguir alcançar os seus consumidores.

    É sempre importante ouvir os clientes, mas esse passo se torna fundamental durante a crise do novo coronavírus. Mudanças rápidas no ambiente de negócios significam que as suposições anteriores à Covid-19 podem ser inválidas ou não refletir as prioridades atuais do cliente.

    Assim como ocorria antes da pandemia, o lançamento de novos produtos depende de ter conversas reais com os consumidores, para obter feedback atualizado sobre seu plano de produto. Embora sua visão seja importante, o produto só será um sucesso se você; conversar com seus clientes, levar em consideração suas necessidades e avaliar honestamente se o que você está construindo alivia seus pontos fracos.

    No processo de lançamento de produto durante a pandemia, é importante ir além dos seus maiores consumidores. Para conseguir criar um ótimo produto para seus consumidores, é necessário entrevistar diversas pessoas. E vale destacar que, alcançar uma ampla gama de consumidores, fornece perspectivas diversas, que são críticas para compreender o escopo das necessidades dos clientes à luz do impacto desigual da pandemia em setores de negócios e áreas geográficas.

    Não tenha medo de restringir suas prioridades

    Outra dica essencial sobre lançamento de produtos durante a pandemia, é não ter medo de restringir as suas prioridades.

    É normal começar com uma lista de tarefas que parecem componentes essenciais do seu produto. Em face de uma pandemia, o que é realmente essencial, no entanto, é identificar uma ou duas prioridades verdadeiras e ter a coragem de deixar tudo de lado.

    Em meio a uma pandemia e crise econômica, os consumidores voltam sua atenção para suas necessidades mais urgentes. Da mesma forma, lançar um produto para atender a essas necessidades exige que se mantenha o foco. Assim, sua equipe poderá implementar de forma mais eficaz suas habilidades e conhecimentos, enquanto trabalha em direção a um objetivo claro.

    “Pegue os limões e faça uma limonada”

    Pode parecer clichê, mas o fato é que, realizar um lançamento de produto durante a pandemia exige fazer mais com menos. A escassez de recursos pode estimular a criatividade, estimulando o desenvolvimento de produtos, mesmo quando as circunstâncias externas representam desafios assustadores. O pensamento criativo começa com a adaptação em tempo real de seu produto às demandas do mercado como ele existe agora, não como era antes da pandemia

    Por exemplo, a Airbnb enfrentou enormes perdas iniciais – quase metade de sua avaliação – por causa da Covid-19. Porém, a empresa sabiamente realizou uma mudança, oferecendo; experiências online renovadas, limpeza reforçada, medidas de seguranças e opções aprimoradas para estadias próximas, para pessoas que temem a longa distância viagem.

    Após um início difícil em 2020, o Airbnb se tornou criativo, se adaptou e agora está de volta aos trilhos para um IPO (Oferta Pública Inicial), tendo o potencial de colocar a empresa em uma posição dominante de longo prazo em seu espaço.

    O setor de moda também mostra outro exemplo instrutivo de como realizar lançamento de produto durante a pandemia. Com as lojas fechadas diminuindo a demanda, as marcas colocaram sua experiência de produção para trabalhar fazendo máscaras e outros equipamentos de proteção individual. Ao mesmo tempo, eles trabalharam para expandir sua pegada digital para vendas online e renovaram os esforços para atender à crescente preferência dos clientes por produtos sustentáveis.

    Dessa maneira, para tirar o máximo proveito de uma situação difícil, clareza e transparência com sua equipe são fundamentais. Explicar suas expectativas, especialmente para funcionários com funções expandidas, mantém sua equipe organizada. Além disso, expõe a lógica para decisões estratégicas e táticas, ganhando a adesão de sua equipe e mantendo todos remando coletivamente na mesma direção.

    Pronto para lançar

    Ao enfrentar circunstâncias dinâmicas, como as causadas pela crise de Covid-19, os líderes de negócios precisam se manter ágeis para conseguir realizar com sucesso o lançamento de produtos durante a pandemia. 

    Alcançar os clientes para se manter atualizado com suas necessidades, concentrando-se em suas principais prioridades e usando a criatividade para encontrar oportunidades é fundamental para obter sucesso. 


    Fonte: Forbes.com

    Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse: