Pular para o conteúdo
Início » Finanças da empresa durante a Covid-19: Como gerenciá-las?

Finanças da empresa durante a Covid-19: Como gerenciá-las?

    Finanças da empresa durante a Covid-19

    Manter o controle das finanças de sua empresa durante a Covid-19, é um aspecto importante para manter o fluxo de caixa positivo e a estabilidade financeira. Se você está perdido quando se trata de contabilidade adequada e fundos de negócios, ou até mesmo gerenciamento de recursos, você pode se ver incapaz de investir ou expandir os seus negócios.

    Dessa maneira, para auxiliar manter o seu negócio funcionando sem problemas, enquanto também planeja seu futuro, confira essas dicas para gerenciar as finanças de sua empresa durante a crise de Covid-19: 

    Priorize o planejamento financeiro de negócios

    Orçamento, contabilidade, previsão, planejamento tributário, gerenciamento de risco; esses são aspectos importantes do gerenciamento das finanças de sua empresa durante a Covid-19, como parte de um plano financeiro abrangente.

    Não espere analisar relatórios contábeis e demonstrações financeiras para obter uma visão sobre o desempenho de sua empresa. Ficar em cima da contabilidade e da escrituração permitirá que você defina as metas financeiras certas. Seja para investir mais dinheiro em seu negócio (para expansão, colaboradores ou novo estoque) ou economizar para a aposentadoria.

    Preparar-se com antecedência também é a melhor maneira de evitar o estresse de impostos. Evite erros fiscais comuns organizando os seus registros e contabilidade. Além de compreender as deduções fiscais (muitas das despesas em que você incorre na administração de uma empresa são dedutíveis); saiba também como você pode reduzir sua carga tributária como proprietário de uma pequena empresa. Para obter consultoria tributária sobre suas necessidades comerciais exclusivas, consulte um contador de boa reputação.

    Gerencie o fluxo de caixa

    Garantir a saúde financeira do seu negócio durante a covid-19 requer uma gestão eficiente do seu fluxo de caixa.

    Dê uma olhada em todas as suas despesas de negócios (diretas e indiretas) e custos indiretos (fixos, variáveis ​​e semivariáveis) para calcular sua taxa de despesas gerais e monitore-a regularmente. Revise seus relatórios de negócios e avalie seus negócios principais e operações financeiras em relação a suas vendas e margens operacionais.

    Depois de controlar os custos e as margens, você pode aproveitar uma variedade de serviços e ferramentas financeiras para gerenciar os fundos e o fluxo de caixa de seus negócios com o banco comercial. Avalie suas necessidades de compra, responsabilidade, crédito e juros ao considerar usar um cartão de débito ou crédito comercial.

    A obtenção de financiamento é outra ferramenta para ajudar nas finanças de sua empresa durante a covid-19, bem como fazer o seu negócio a crescer. Uma linha de crédito ou um cartão de crédito empresarial podem ser uma boa opção para financiamento de curto prazo. Para financiar projetos maiores ou necessidades comerciais, como; uma renovação, equipamento ou uma nova campanha de marketing – um empréstimo comercial pode ser o caminho a percorrer.

    Otimize seu processo de folha de pagamento

    Outra dica para conseguir administrar bem as finanças da empresa durante a covid-19 é otimizar o processo de folha de pagamento.

    Fazer a folha de pagamento pode ser um desafio para muitas pequenas empresas, mesmo que gerem receita suficiente. Ao otimizar seu processo de folha de pagamento, você pode melhorar seu fluxo de caixa, tornando mais fácil pagar aos funcionários a cada dia de pagamento.

    O primeiro passo é escolher um software de folha de pagamento com depósito direto, que transfere o pagamento de sua equipe diretamente para suas contas bancárias. Com os cheques em papel, seu dinheiro é colocado em um “padrão de espera”, já que os funcionários depositarão seus cheques em momentos diferentes. Embora possa parecer um pequeno detalhe, o depósito direto pode ajudá-lo a controlar melhor seu fluxo de caixa.

    Além disso, para melhorar a finaças de sua empresa durante a covid-19, você também poderá selecionar um esquema de pagamento que siga todas as diretrizes estaduais e dê a você e sua equipe a maior autonomia financeira. 

    Um cronograma de pagamento ideal coincide com o momento em que você recebe dinheiro e permite que você pague sua equipe com a maior frequência possível. Quando os funcionários podem ser pagos logo após o recebimento, seja semanal ou instantaneamente, eles podem tomar decisões financeiras mais informadas.

    Melhore a precisão do inventário

    A precisão do inventário é essencial para conseguir administrar bem as finanças de sua empresa durante a covid-19. Alguns tipos de negócios estão sobrecarregados com excesso de estoque, enquanto outros estão tentando acompanhar o aumento da demanda dos clientes. Ambas as situações podem levar a vendas mais baixas, uma experiência ruim para o cliente e instabilidade financeira se as empresas não souberem o que têm em estoque.

    Como muitas empresas usam o omnichannel para alcançar mais clientes, podem surgir ineficiências financeiras se o inventário não estiver sendo rastreado adequadamente em vários canais. Por exemplo, se um cliente não sabe que um item que deseja na loja também pode ser comprado online, perde-se uma venda, uma vez que poderia ter ajudado a empresa a movimentar o estoque, que em breve poderia estar fora de época.

    Dessa maneira, para conseguir gerenciar bem as finanças de sua empresa durante a covid-19, fique sempre um passo à frente de seus níveis de estoque. Utilize um software de gerenciamento de estoque, que conecta automaticamente seus catálogos na loja e online.

    Mitigue os riscos da cadeia de abastecimento

    Por fim, outra dica essencial para conseguir gerenciar bem as finanças de sua empresa durante a covid-19, é tentar o máximo mitigar os riscos da cadeia de abastecimento.

    As interrupções na cadeia de suprimentos e a volatilidade impactaram o varejo, restaurantes e área de saúde. Dessa maneira, monitore de perto a demanda e trabalhe com os fornecedores, para garantir a disponibilidade. Isso pode ajudar os proprietários de negócios a reduzir os riscos ao acesso ao produto e garantir que a experiência do cliente continue sendo confiável e positiva.

    Além disso, ajuste as estratégias da cadeia de suprimentos, rastreie os contratos e pedidos existentes e tenha fornecedores de backup para evitar que as interrupções afetem suas vendas projetadas e receita prevista. 

    Para planejar o futuro, dê uma olhada em seus planos gerais de negócios e cadeia de suprimentos. Considere também o rastreamento proativo dos custos adicionais relacionados às suas atividades de continuidade de negócios.


    Fonte: Forbes.com

    Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse: