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Consumidores na pandemia de Covid 19: Como eles estão respondendo a crise?

    consumidores na pandemia de Covid 19

    O termo: “Sem precedentes” ficará sem dúvida na história, como a palavra do ano de 2020. Diversas marcas, governos e consumidores na pandemia de Covid 19 entraram em pânico. 

    A crise fez com que basicamente todas as indústrias virarem de cabeça para baixo. As Nações Unidas estimam que haverá uma perda de até US $ 2 Trilhões na economia global. Dessa maneira, entender o verdadeiro custo da pandemia requer uma compreensão mais profunda do que está acontecendo na vida das pessoas.

    O impacto de longo prazo, referente os gastos dos consumidores na pandemia de Covid 19, é muito mais do que a simples verificação de quantas pessoas permaneceram empregadas.

    A incerteza financeira prolongada e o medo de uma segunda onda estão levando a um aperto ainda maior. Será que realizar cortes de preços e maior liberdade ajudarão a impulsionar a economia?

    Apesar da crise, os consumidores na pandemia de Covid 19 olham o futuro com positividade

    As atitudes em relação à economia global, nem sempre refletem na maneira como os consumidores na pandemia de Covid 19 se sentem sobre suas finanças pessoais. 

    De acordo com o Índice de Confiança da Economia Global, da empresa de pesquisa Streetbees, embora tenha havido alguma melhora, a maioria dos consumidores ainda têm uma visão bastante sombria do que está acontecendo e do que está por vir.

    Vários relatórios mostram que, a confiança dos consumidores na pandemia de Covid 19 está caindo ao seu nível mais baixo, desde a crise financeira de 2008-09.

    Embora existam algumas semelhanças definitivas entre aquela época e agora, a situação atual é pior. Está afetando cada setor e cada país, e há a ansiedade adicional de adoecer ou perder entes queridos.

    Apesar disso, ao observar as atitudes dos consumidores na pandemia de Covid 19, em relação às suas finanças pessoais, as coisas parecem muito mais positivas do que você esperava. 

    A pesquisa descobriu que, embora a confiança seja mais baixa para aqueles que ainda estão em regime de isolamento, e para aqueles com dependentes financeiros, mais pessoas estão se sentindo positivas sobre a situação.

    Os países europeus tendem a ser os menos otimistas em relação à sua situação pessoal, provavelmente porque esta foi uma das áreas mais afetadas no mundo.

    Gastos relacionados a quarentena

    À medida que as pessoas se preocupam com a segurança do emprego, tanto no nível do país quanto no nível individual, os consumidores na pandemia de Covid 19 estão comprando menos em frequência e quantidade, enquanto os gastos com itens de luxo ou “agradáveis” caíram significativamente.

    Quando a pandemia atingiu pela primeira vez, havia uma suposição de que as compras online disparariam – especialmente quando você olha para o impacto que o surto de SARS em 2003 teve na indústria de comércio eletrônico da China. 

    Embora isso seja verdade, descobrimos que, muitos consumidores na pandemia de Covid 19, optaram simplesmente por menos compras, em vez de mudar para o online. Isso significa que, embora marcas com forte presença digital e jornada do cliente estivessem em vantagem, isso não era garantia de sucesso.

    Os consumidores na pandemia de Covid 19 foram forçados a priorizar suas despesas, aventurando-se fora de suas zonas de conforto e encontrando novas maneiras de viver.

    Dessa forma, o que as empresas podem esperar para os próximos meses? Confira abaixo três tendências principais..

    1. Priorizando Sustentabilidade e Compras Éticas

    O consumo com consciência ambiental foi um tema quente no início do ano e, como a pandemia deu uma nova vida ao plástico descartável, a sustentabilidade é mais uma prioridade do que nunca. 

    Mas nem tudo é ruim: o termo “antropopausa” foi cunhado em resposta a quarentena, ajudando a recuperação da natureza, destacando o impacto negativo que os humanos têm no mundo natural.

    Uma pesquisa realizada por nossa empresa em 2019 descobriu que, embora 80% dos consumidores na pandemia de covid 19 afirmem priorizar a sustentabilidade em suas vidas, apenas 4% das decisões de compra são realmente motivadas por ela. 

    A pandemia levou a gastos mais conscientes; seja por causa da disponibilidade ou capacidade financeira, os consumidores foram forçados a pensar mais sobre onde e quando estão gastando seu dinheiro.

    Um terço dos consumidores na pandemia de Covid 19 mudou seus hábitos de sustentabilidade em resposta à pandemia, a maioria de maneiras que terão um impacto positivo, como reciclar mais, comprar produtos mais sustentáveis ​​e reduzir o desperdício.

    2. O papel do humor e da emoção na condução das escolhas do consumidor

    Sim, a felicidade aumentou desde março, especialmente em países onde as restrições estão sendo suspensas. Mas isso não significa que ela não cairá em resposta a provável segundas ondas e recessão generalizada.

    Com o surgimento de clusters dentro dos países, as marcas devem adotar uma abordagem mais localizada, entendendo como os diferentes grupos de consumidores na pandemia de Covid 19 estão se sentindo, dependendo do contexto de sua situação atual. 

    Isso não só ajudará a criar estratégias de comunicação mais eficazes, mas também fornecerá experiências mais personalizadas que se conectarão melhor com os consumidores.

    3. A necessidade de conexões próximas

    Sabemos que, o que as pessoas mais perderam durante a quarentena, é a capacidade de se socializar com os amigos. Sim, boa parte dos consumidores na pandemia de Covid 19 sentem falta de comer em um restaurante, mas é mais sobre a experiência do que a comida em si.

    Isso resultou em caixas de receitas caseiras de redes populares, não apenas para compensar a perda de receita, mas para manter viva a conexão com o consumidor e ajudá-lo a recriar as experiências que estão perdendo.

    As pessoas precisam de pessoas – é a natureza humana. A socialização desempenha um papel vital na vida dos consumidores na pandemia de Covid 19 e, com a quarentena localizadas sendo comuns, as marcas precisarão continuar facilitando essas experiências para permanecerem relevantes.


    Fonte: Forbes.com