Pular para o conteúdo
Início » Burnout por Covid 19: 4 maneiras para evitar a exaustão na pandemia

Burnout por Covid 19: 4 maneiras para evitar a exaustão na pandemia

    burnout por covid 19

    Seja honesto: durante a pandemia, você se viu extremamente estressado ultimamente e acabou sendo grosso com seu filho ou com algum colega de trabalho? Você acha cada vez mais difícil ser produtivo? Ou talvez você tenha dormido bem, mas ainda sim, se sente exausto? Cuidado – Estas são todas as bandeiras vermelhas de que algo está errado, e você está se aproximando da síndrome de Burnout por Covid 19

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) – define “Burnout” como uma síndrome que resulta do estresse crônico no local de trabalho, que não foi gerenciado com sucesso. 

    Três dimensões caracterizam esse esgotamento, sendo eles:

    • Sentimentos de esgotamento ou exaustão de energia;
    • Aumento da distância mental do trabalho, ou sentimentos de negativismo ou cinismo relacionados ao trabalho;
    •  e eficácia profissional reduzida

    A maioria acredita que a principal causa de desgaste é a carga de trabalho, mas esse nem sempre é o caso. Há pessoas que trabalham muitas horas por algo que são apaixonados e nunca se sentem sobrecarregados. Vale ainda mencionar que, o esgotamento não vem apenas dos trabalhos remunerados, visto que voluntários também podem sofrer desgastes.

    Há quem diga também que o Burnout também é causada pela falta de conexão com o trabalho. Neste caso, se manifesta como desinteresse no local de trabalho, sentindo-se desvalorizado, ou que não esteja trabalhando em algo significativo. 

    Como se isso já não bastasse em tempos normais, estamos entrando no quinto mês, lidando com uma pandemia global, que apenas agrava e faz causar a Burnout por Covid 19.

    Casos de Burnout por Covid 19 – Como evitar?

    Segundo Davida Ginter, cofundadora e CEO da Enkindle Global; (uma iniciativa sem fins lucrativos que cultiva o bem-estar pessoal para promover o bem-estar social), e autora do livro: “Cultivando o bem-estar para liderar com sucesso a mudança social” , diz que agora está vendo novos casos de burnout por Covid 19.

    “A pandemia traz consigo uma sensação de incerteza contínua, que contribui para o estresse crônico”, diz Ginter. “Empregadores, funcionários e trabalhadores independentes não têm idéia do que acontecerá a seguir, como será o ‘novo normal’ e quanto tempo isso durará”.

    Ginter também afirma que trabalhar em casa é prejudicial. “Muitos estão lidando com a solidão por falta de conexão física e isolamento social”. […] “Pior ainda são os limites em dissolução que obscurecem nossa vida doméstica e profissional, e a expectativa de que devemos estar disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. […] A verdade é que hoje em dia estamos lidando com uma ‘mistura trabalho / vida pessoal’, e não está havendo um ‘equilíbrio’. Sentimo-nos culpados por fazer uma pausa no meio do dia, mesmo que precisemos desesperadamente.”

    No entanto, para Ginter, a boa notícia é que, há tratamento para o burnout por covid 19. Embora não haja soluções únicas que funcionam para todos, é possível praticar maneiras mais saudáveis ​​de trabalhar, agir e viver através de nossas abordagens e mentalidades. 

    Dessa maneira, confira abaixo 4 fatores-chave para lidar com o burnout por covid 19:

    Cultive a conexão

    Construir seu sistema de suporte é crucial para evitar o burnout por covid 19, o que inclui dar e receber empatia.

    Quando temos alguém em quem confiamos – um parceiro, criança, mentor ou colega de trabalho – que ocupa espaço para sermos ouvidos sem julgamento, nos sentimos mais apoiados e conectados.

    Pare de realizar o “auto-julgamento”

    Muitos de nós, inconscientemente, criticamos a nós mesmos por não fazermos o suficiente, ou por não acompanharmos o ritmo. Isto acaba levando a uma situação de nos sentirmos inferior, de um pensamento de que somos “fracassados”.

    Tendo em vista esta situação, para evitar o burnout por covid 19, tente fazer um esforço consciente para observar seus pensamentos. E quando você se tornar seu pior crítico, anote seus sentimentos, converse com alguém em quem confia ou faça outra coisa para pressionar o “botão de redefinição”.

    Seja aberto sobre suas lutas e, também sobre as suas falhas

    Isto é especialmente verdadeiro para líderes que têm medo de parecer fracos ou que sofrem de vulnerabilidade, ou até mesmo que consideram a liderança como “a prova de erro”.

    Dessa forma, obviamente, escolha cuidadosamente com quem você compartilha e quando. No entanto, considere que engarrafar seus desafios apenas o manterá em um ciclo negativo, de esgotamento e exaustão, causando o burnout por covid 19.

    Explore o seu conceito de equilíbrio

    No momento em que as chamadas de vídeos reinam, você pode considerar adicionar mais tempo para socializar pessoalmente. Ou, se o seu dia é passado em um ambiente agitado e barulhento, procure um momento de silêncio sozinho. Considere suas necessidades ao adicionar atividades complementares ao seu mix diário, seja quietude versus movimento ou criativo versus analítico.

    O importante a ser observado, segundo Ginter, é que você não deve esperar uma vida livre de estresse, mas que se mova ao longo de um continuum entre o desgaste e o bem-estar. Com consciência e autocuidado intencional (como quer que seja para você), você se esforçará para o lado saudável dessa equação, evitando o burnout por covid 19 por exemplo.

    Ginter ainda complementa afirmando que: “Desenvolver uma prática para lidar com os desafios e melhorar o seu bem-estar emocional, ajudará a evitar o burnout por covid 19, e combater as ameaças futuras.


    Fonte: Forbes.com