Pular para o conteúdo
Início » Reforma de escritórios para o pós pandemia: Veja 11 dicas

Reforma de escritórios para o pós pandemia: Veja 11 dicas

    exemplo de escritório pós pandemia

    Enquanto boa parte das pessoas continuam indo trabalhar no escritório, a questão mais crítica para as empresas, proprietários de imóveis e administradores de propriedades, é sobre como iremos realizar a reforma de escritórios para o pós pandemia, re-ajustando o espaço da melhor maneira para os colaboradores.

    Algumas empresas já estão tentando lidar com esse problema em seus próprios escritórios. No entanto, algumas estão apenas removendo cadeiras e movendo as mesas para criar um distanciamento social entre os colaboradores, a fim de reduzir a propagação de Covid-19. 

    Contudo, a saúde no local de trabalho exige muito mais do que a reorganização dos móveis. Dessa maneira, confira abaixo 11 maneiras de realizar uma reforma de escritórios para o pós pandemia, com o objetivo de criar um ambiente saudável para todos.

    1. Limpe o ar com atualizações mecânicas.

    A primeira dica sobre reforma de escritórios para o pós pandemia que você deve levar em consideração, é em relação ao ar.

    A maneira mais fácil e óbvia de combater os agentes patogênicos é trazer o ar externo para dentro, sempre que possível, abrindo as janelas e ajustando os amortecedores de ar externos.

    De acordo com uma pesquisa realizada sobre “construção de ambientes para reduzir a transmissão” mostra que; uma proporção mais alta de ar fresco pode ajudar a reduzir a transmissão do vírus ao diluir quaisquer contaminantes

    Outra tática é tratar a recirculação de ar com filtros que tenham uma classificação de Valor Mínimo de Relatório de Eficiência (MERV) de 13 ou superior para capturar vírus transportados pelo ar.

    Para muitos edifícios, isso significa atualizar os filtros. Você também pode ajustar o nível de umidade de um escritório para cerca de 50%, o que pode ajudar a limitar o crescimento do vírus enquanto aumenta a resiliência a infecções dos trabalhadores.

    2. Olhe do lado de fora para construir um espaço de trabalho saudável. 

    Muitos dos sistemas que tornam as estruturas comerciais mais eficientes em termos de energia, de janelas com venezianas a sistemas de recuperação de calor, também permitem que as estruturas comerciais circulem mais ar fresco o ano todo.

    Arquitetos e engenheiros devem ter uma visão holística de como os sistemas de ventilação e janelas afetam a qualidade do ar interno para melhorar a saúde no local de trabalho.

    A Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar condicionado estabeleceu uma força-tarefa para oferecer orientação para que os edifícios sejam preparados para futuras epidemias.

    3. Envolva a equipe de finanças

    Ao pensar na reforma de escritórios para o pós pandemia, é preciso sempre lembrar da sua equipe de finanças. 

    Os custos imobiliários sempre serão levados em consideração no redesenho de edifícios comerciais após a Covid-19. Distribuir menos trabalhadores em um prédio ajudará a limitar a propagação da infecção, mas a um custo.

    Existem tantos lugares para colocá-los, e alugar mais espaço aumentará o custo de fazer negócios. Para isso, arquitetos e designers de interiores comerciais devem fazer parceria com proprietários de empresas e administradores de propriedades para avaliar quantas pessoas um prédio ou escritório pode ou deve acomodar.

    4. Repense o teletrabalho

    A Covid-19 mostrou às empresas que elas ainda podem operar com tecnologia remota. De acordo com a pesquisa de pulso no local de trabalho, feita pela PwC, concluiu-se que, se as pessoas podem trabalhar em qualquer lugar, suas necessidades em espaços de escritório são apenas sistemas para melhor colaboração e comunicação.

    A crise nos ensinou que, o escritório no pós pandemia será uma mistura de funcionários remotos e internos, especialmente quando for determinado quantas pessoas um prédio pode acomodar com segurança.

    5. Escolha o espaço do escritório com sabedoria

    Empresários do mundo todo perceberam que a escolha do espaço do escritório é essencial. No entanto, vale lembrar que, as configurações de design de interiores comerciais dependem do tamanho e da função de um edifício. 

    Por exemplo, se você está considerando a atualização de edifícios – um prédio vazio de 175.000 pés quadrados e o outro uma estrutura ocupada de 85.000 pés quadrados – ambos podem usar uma atualização do sistema mecânico para um ambiente pós-Covid-19. 

    Mas o prédio vazio apresenta mais opções. Está pronto para uma reforma de escritório no pós pandemia de modo mais profundo, enquanto a operação contínua do outro edifício limitará o escopo de melhorias.

    6. Abrace espaços flexíveis

    Um local de trabalho saudável atinge o equilíbrio entre reunir as pessoas para colaborar e manter um espaço pessoal seguro. 

    A Covid-19 não altera a estação de trabalho tanto quanto o espaço ao seu redor. Com mais pessoas dividindo horários e trabalhando à distância, o design de escritório aberto precisará acomodar reuniões de projeto e encontros de toda a empresa.

    Isso inclui capacidade de overflow para pessoas que fazem check-in no escritório apenas ocasionalmente. Os arquitetos e designers de interiores comerciais devem considerar a inclusão de projetos de interiores comerciais, com salas reconfiguráveis, áreas de overflow e recursos compartilhados nas propostas.

    7. Instale sistemas hands-off

    Outra dica para realizar a reforma de escritórios para o pós pandemia, é instalar os sistemas sem toque, o que ajudará a manter os funcionários seguros e fazer com que se sintam mais protegidos. 

    Os trabalhadores podem usar smartphones e controles remotos para abrir portas e controlar a iluminação. As instalações sanitárias sem toque são econômicas – economizam água e energia – e agora podem ajudar na saúde no local de trabalho.

    Os controles automatizados deixarão menos detalhes para definir manualmente. No futuro, poderemos ver as lâmpadas LED LiFi transferindo dados ou carregando celulares em cubículos. Na sala de reuniões, podemos ver a tecnologia háptica ajudando os apresentadores a controlar os monitores com gestos manuais intuitivos.

    8. Faça escolhas de decoração higiênicas

    A crise de Covid-19 mostrou a importância de realizar limpezas e higienização frequentes. Piso de vinil, laminado ou madeira pode ser facilmente limpo ou aspirado, enquanto o carpete retém sujeira e requer manutenção extra.

    Os tecidos não precisam desaparecer do escritório, mas devem ser mais duráveis ​​para resistir a limpezas repetidas. Os tecidos antimicrobianos são uma opção para ajudar a bloquear os micróbios, no entanto, até o momento, se mostraram ineficazes no controle de infecções.

    9. Melhore o foco com móveis

    A reforma de escritórios no pós pandemia, também deve levar em consideração os ajustes dos móveis para um maior foco. 

    Trabalhar em casa tornou muitas equipes mais produtivas, inventivas e criativas. A McKinsey pesquisou funcionários remotos durante os período de quarentena de coronavírus, descobrindo que 41% dos entrevistados se sentiam mais produtivos do que antes. 

    Os motivos não são bem compreendidos, mas muitos funcionários externos foram forçados a repensar processos antigos, evitar multitarefa e se concentrar com mais atenção. Os designers de interiores comerciais podem incentivar uma maior concentração no escritório com mesas ajustáveis ​​e outros móveis que reduzem as distrações.

    10. Coloque a luz do dia entre os trabalhadores e o local de trabalho

    Há muito tempo que os raios ultravioleta do sol matam bactérias, e os primeiros sinais sugerem que eles podem ser um dos poucos componentes que ajudam a enfraquecer o coronavírus em superfícies.

    Janelas, claraboias e outros recursos que captam luz natural também ajudam a melhorar a eficiência energética de um edifício, reduzindo a necessidade de luminárias. 

    Pátios e decks de telhado podem trazer luz ambiente para todos os tipos de edifícios comerciais, incluindo fábricas e armazéns. Eles também podem fornecer espaços saudáveis ​​para os períodos de descanso.

    11. Limpe a “desordem”

    Os hábitos e a cultura mudarão à medida que os locais de trabalho enfrentarem a limpeza adicional que será necessária. 

    Salas de descanso e outros espaços compartilhados podem operar de maneira mais organizada. Os sistemas de armazenamento deskside podem tornar mais fácil para os funcionários limparem suas estações de trabalho durante o dia. As equipes podem colaborar na organização – compartilhando experiências e criando momentos agradáveis ​​em seus novos ambientes.

    À medida que mais estudos são conduzidos sobre a Covid-19, recomendações específicas para garantir a saúde dos funcionários provavelmente serão atualizadas. Trabalhando com recomendações e informações disponíveis agora, você tem opções quando se trata de reformas dos escritórios para o pós pandemia, para melhorar a saúde no local de trabalho.


    Fonte: Forbes.com

    Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse: