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Cultura organizacional em tempos de pandemia: Como fortalecê-la?

    cultura organizacional em tempos de pandemia

    Não há dúvidas de que, com a chegada do novo coronavírus (Covid-19), o modo como vivíamos se transformou absolutamente, precisando se adaptar a diversas áreas de nossas vidas, especialmente em relação ao trabalho. Assim como o modelo de trabalho mudou, passando a ser realizado através do Home-Offic – isto para grande maioria das pessoa – a cultura organizacional em tempos de pandemia também sofreu alterações. 

    Os funcionários se sentem como se estivessem em uma ilha sozinhos. Hoje, a interação que eles têm com seus colegas é ditada pelas chamadas de vídeos. Já se foram os dias de parar na mesa do seu funcionário para ver como eles estão, ou a capacidade de chamar seu gerente/superior para conversar. Esses passeios eram ótimos para construir relacionamentos e conversar um pouco sobre diversos assuntos, aumentando assim a confiança entre os membros da equipe.

    A cultura organizacional sempre foi importante. É a “cola” que mantém as organizações unidas durante os momentos bons e ruins. É a razão pela qual os funcionários fazem seus esforços discricionários todos os dias para o trabalho. E é assim que você atrai e retém talentos de alto desempenho. 

    Mas a cultura organizacional em tempos de pandemia é ainda mais crítica. Todos nós passamos pelo ciclo mental de pensar que ficaríamos fora do escritório por algumas semanas e então voltaríamos imediatamente ao ritmo das coisas. Algumas semanas se transformaram em alguns meses e agora muitas escolas, além de nossas empresas, estão permanecendo virtuais. Uma coisa é certa: a Covid-19 ficará entre nós por um tempo. Dessa maneira, abaixo estão algumas áreas dentro de sua organização a serem consideradas ao pensar sobre a cultura organizacional em tempos de pandemia. 

    Liderança

    A liderança sempre foi importante, mas durante esse tempo, ganhou um novo significado, principalmente quando tratamos de cultura organizacional em tempos de pandemia. 

    Os líderes sofrem pressões de todos os lados (negócios, equipe, família). Os líderes são pessoas em primeiro lugar e estão processando e internalizando a pandemia junto com o restante de nós. Soma-se a isso a necessidade de equilibrar as prioridades de negócios e estar presente para suas equipes.

    Pode ser difícil ser “visto” nos dias de hoje. Mas, verifique com seus funcionários. Veja como eles estão e o que podem precisar. Não se limite aos negócios. Vá mais fundo para se certificar de que estão realmente bem. Para líderes que têm alguns membros da equipe no escritório físico e outros que estão trabalhando remotamente, tome cuidado para não criar uma divisão entre os dois. No final do dia, vocês ainda são uma equipe.

    Modelo Híbrido na cultura organizacional em tempos de pandemia

    Com a pressão adicional de olhar para orçamentos e talentos, tanto no curto quanto no longo prazo, surge um dilema adicional para os líderes: demissões. Apesar das decisões difíceis sobre quem reter e quem dispensar, o trabalho ainda precisa ser realizado. Metas ainda precisam ser cumpridas. É aqui que a cultura organizacional em tempos de pandemia  pode ajudar, ao pensar sobre as demissões de maneira diferente. Precisamos pensar sobre o talento de forma diferente conforme surgem novas necessidades na equipe.

    O termo “híbrido” foi usado para descrever como as organizações têm alguns funcionários trabalhando no escritório e outros trabalhando remotamente. Algumas pessoas dizem que este termo é melhor usado para descrever o talento ou a força de trabalho.

    Dessa maneira, pense em um modelo híbrido mais como a melhor equipe para cumprir a missão, projeto ou tarefa. Alguns desses membros da equipe são funcionários em tempo integral, enquanto outros são membros da vasta economia de talentos. Pense em como você pode trazer esse pensamento para o seu plano estratégico. 

    Talvez você crie uma espécie de economia interna onde você faz parceria com alguns funcionários demitidos com base em um projeto. Eles conhecem sua organização. Eles conhecem o trabalho. Ele também funciona como uma almofada usando seus valores organizacionais para orientar como os funcionários demitidos são tratados. Procure também externamente por recursos que possam ajudar a organização a atingir seus objetivos. O pool de talentos é vasto. Pense grande.

    Valores na cultura organizacional

    Assim como a liderança, os valores são essenciais para uma organização, independentemente das circunstâncias externas. Durante esta pandemia, os valores assumiram um novo significado. Quando estávamos todos em um ambiente de escritório, era fácil ver os valores em exibição, tanto bons quanto ruins. Em nosso ambiente remoto, precisamos nos esforçar mais para realmente vê-los.

    Líderes e organizações precisam pensar sobre seus valores agora mais do que nunca. Eles ainda se aplicam a quem você é e ao tipo de cultura organizacional que deseja criar? Alguns dos valores, como; empatia e graça, estão sendo adotadas na cultura organizacional em tempos de pandemia, mais do que no passado.

    Embora esses valores possam ter parecido muito melindrosos em certas organizações antes da pandemia, durante a pandemia, mais organizações e líderes estão vendo que, sem empatia, compreensão e intenção positiva, suas culturas organizacionais estão caindo, passando por dificuldades.

    Senso de comunidade

    Comunidade é realmente a intersecção de liderança, talento e valores. Embora não possamos nos ver tanto como normalmente veríamos no ambiente de trabalho, nosso senso de comunidade e pertencimento nunca foi tão importante como hoje na cultura organizacional em tempos de pandemia.

    Cada funcionário tem circunstâncias diferentes. Alguns têm filhos em casa e outros moram sozinhos. Quaisquer que sejam as circunstâncias, precisamos contar uns com os outros de maneira diferente hoje. Como mencionei anteriormente, os líderes precisam verificar com seus funcionários. Mas, os funcionários devem verificar com os líderes e com seus pares.

    Pequenos gestos, como um e-mail rápido para perguntar como é o dia de alguém ou uma ligação rápida para ver se há algo que você pode fazer para ajudar, contribuem muito para construir positivamente uma cultura organizacional em tempos de pandemia, bem como uma comunidade subsequente.

    E, acima de tudo, não perca de vista a importância da diversão na construção de uma comunidade. Divertir-se juntos e compartilhar risos em equipe durante tempos difíceis cria os laços que levarão sua organização ao próximo nível. Esses momentos geram confiança e a confiança constrói lealdade.

    Com essas pequenas dicas e recomendações, pense em como sua organização será se você puder criar uma cultura forte durante a Covid-19.


    Fonte: Forbes.com

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