Prefeitura de São Bernardo do Campo – Saulo Leite da redação – 31/5/2007 – Os 90 novos guardas municipais de São Bernardo, contratados por meio de concurso público, estão participando de um curso de formação de três meses e realizando testes médicos e físicos. O principal deles é o exame toxicológico que visa detectar se alguns dos futuros membros da corporação usaram drogas nos últimos 90 dias.
A coleta do exame toxicológico realizada na última sexta-feira, 25 de maio, em São Bernardo, pelo laboratório Psychemedics Brasil, detecta, a partir de uma pequena amostra de cabelo ou pelos, o consumo de drogas, com vantagens sobre exames de urina ou sangue.
A análise de cabelos ou pelos é reconhecida como a mais eficaz e segura. A amostra é colhida com a presença de testemunhas que devem assinar um documento com valor legal, exigido para que não haja possibilidade de um doador que não seja o verdadeiro ceder as amostras fraudulentamente.
O processo chamado de “coleta assistida” é imprescindível e obrigatório em processos seletivos. Os laudos são emitidos rigorosamente dentro dos padrões exigidos e o exame é completamente reconhecido pelas bancas médicas.
Outra importante vantagem é que o exame o exame não é suscetível a reações de remédios para tosse, moderadores de apetite (quando ingeridos dentro dos padrões terapêuticos), contato acidental sem ingestão da droga, etc. Isso não acontece com outras tecnologias de exames como urina ou sangue,
São pesquisados de uma só vez as 12 principais drogas em uso no mundo: Cocaína (crack,merla, etc), Maconha e derivados (skunk, haxixe, etc), Anfetaminas, Metanfetaminas (ice, speeed, etc), MDMA (Ecstasy), MDA (Ecstasy), MDE (happy ou super ecstasy), Heroína, Morfina, Codeína, Oxicodona e PCP.
Para o comando da Guarda Civil Municipal, este exame é de fundamental importância para a corporação. O objetivo é colocar na rua, para proteger a população, homens bem preparados e de bom caráter. Tanto que o exame é realizado durante o ano com os demais membros da corporação, escolhidos através de sorteio.
A Guarda Municipal de São Bernardo está sempre inovando e foi a primeira do Brasil a exigir o segundo grau para ingresso na corporação, a utilizar veículos de grande porte (Blazer) nas rondas, e promover exames toxicológicos. A corporação conta com 700 integrantes. É a maior do gênero entre os 39 municípios da região metropolitana de São Paulo, contando com 87 viaturas entre carros e motos.